Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco

Primeiro caso de dengue é registrado em Tubarão

Primeiro caso de dengue √© registrado em Tubar√£o  
Braço do Norte - 26/05/2015 - 08:53h

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypt e em consequência disso evitar a doença é necessário ficar atento aos locais com acúmulo de água. O município de Tubarão registrou, na última semana o quinto foco do mosquito Aedes aegypt e o primeiro caso de Dengue autóctone (natural da região).

Mais de 10 larvas foram coletadas em uma armadilha instalada no bairro São Cristóvão, às margens da BR-101. Os integrantes da equipe de Combate às Endemias – Dengue realizaram a varredura no raio de 300 metros do local onde as larvas foram localizadas, e nenhum outro foco foi localizado.

O primeiro caso de Dengue de Tubarão foi detectado na última semana e aguardava confirmação de exames. Segundo o procedimento LPI (Local provável da infecção) realizado pela 20° Regional de Saúde, que faz um mapeamento dos locais prováveis onde o indivíduo tenha passado nos últimos 14 dias da infecção, o indivíduo não havia saído do município, resultando então em um caso autóctone.

A Fundação Municipal de Saúde destaca alguns cuidados: é importante que as pessoas olhem ao redor de sua residência e acabem com os recipientes que permitem o acúmulo de água. Você deve observar se a caixa d’água está bem fechada, não permitir o acúmulo de água na laje, observar se tem folhas na calha impedindo a passagem de água, usar areia nos vasos de flores no lugar de água limpa e entre outros cuidados que podem ser tomados para evitar a proliferação.

É necessário destacar que este não é um caso de surto no município e sim uma situação isolada, mas que merece atenção. “As pessoas devem ter a consciência que nós temos condições de evitar este problema, começando pelos locais onde vivemos”, disse a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Tanara Cidade de Souza.

Para reforçar os trabalhos do Programa de Combate às Endemias, os agentes já estão trabalhando em período integral, com o objetivo de vistoriar os pontos estratégicos e armadilhas com mais frequência e atender a demanda de dúvidas e denúncias.

Portal Amurel



Por: Synara M√ľller

 Conte√ļdo relacionado

Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco
Tempo Braco Do Norte
Tags mais buscadas:
Empregos Economia Farmácias de Plantão Obtuário Histórico de Áudio Estrevistas Esportes Variedades Classificados Utilidade Pública Recados dos Ouvintes

Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 684 - Cx. Postal 67 - Centro - Braço do Norte/SC - Fone: (48) 3658-2178 / 3658-2180