Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco

'Comecei tarde', diz idoso de 98 anos praticante de musculação em Natal

'Comecei tarde', diz idoso de 98 anos praticante de muscula√ß√£o em Natal  
Braço do Norte - 19/06/2015 - 09:15h

Durante o merecido descanso, após uma tarde de musculação, Fausto Carvalho de Oliveira, de 98 anos, admite: "comecei tarde". Com quase um século de vida, o ex-farmacêutico largou o sedentarismo no início do ano e garante que não se arrependeu. "Melhora o sistema físico, respiração, músculos, tudo em relação à saúde. Era para ter começado muito mais cedo", admite o idoso, que mantém uma rotina de três treinamentos semanais com acompanhamento de um personal trainer desde fevereiro.

Os exercícios são executados no quintal de casa. Apesar da dificuldade para andar em virtude de uma artrose, doença que ataca as articulações, Fausto se esforça para concluir os exercícios. Os bons resultados já são vistos também pelo filho, o dentista Adriano Jorge de Oliveira, de 57 anos. "Meu pai ficou parado muito tempo e não quis tomar os medicamentos para artrose porque já tem a parte renal debilitada. Se não fosse o recomeço nos exercícios, acho que ele já teria parado de andar", afirma.

Adriano conta que até os 80 anos o pai ainda fazia caminhadas, porém a morte da mulher e um relacionamento que não deu certo deixaram Fausto afastado dos exercícios. De acordo com o idoso, os exercícios mais intensos que já fez foram na época da Segunda Guerra Mundial, quando serviu no Exército. "Corríamos pela praia. Íamos de Ponta Negra até Areia Preta. Depois, tinha um pouco de nado no mar e a gente voltava", recorda.

Antes da musculação, o ex-farmacêutico tentou fisioterapia, mas não viu resultado. "Não senti diferença e pedi para sair", conta. A ideia de um personal trainer veio do filho, que recebeu uma indicação e gostou do que viu. "Está com ânimo e muito bem. Só começamos um pouco tarde e pode levar mais tempo para ter um resultado efetivo", comenta.

Os exercícios

O personal trainer Tiago Medeiros explica que os principais objetivos da musculação para a terceira idade estão relacionados à melhoria na qualidade de vida. "É melhorar a coordenação motora e fortalecer a musculatura para proteter as articulações e a parte cardíorespiratória", ressalta. Medeiros acrescenta que já aguarda um ganho de massa magra na próxima avaliação física de Fausto.

Os treinamentos exploram carga e potência. O personal trainer calcula a frequência cardíaca do idoso durante todos os exercícios e consulta Fausto sobre o cansaço a cada execução. "A prioridade é a frequência e também uso o nível de percepção de esforço para calcular o tempo de descanso", explica.

No que depende de Fausto, os avanços já são nítidos, tanto no físico quanto no amor. O idoso conta que está namorando. O filho garante que não é brincadeira. "Eu levo ele na casa dela e ela também vem nos visitar", diz. Para Fausto, que também é poeta por hobby, amor é algo indispensável na vida. "Não pode faltar para homem nenhum e mulher nenhuma", brinca.

G1
 



Por: Synara M√ľller

 Conte√ļdo relacionado

Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco
Tempo Braco Do Norte
Tags mais buscadas:
Empregos Economia Farmácias de Plantão Obtuário Histórico de Áudio Estrevistas Esportes Variedades Classificados Utilidade Pública Recados dos Ouvintes

Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 684 - Cx. Postal 67 - Centro - Braço do Norte/SC - Fone: (48) 3658-2178 / 3658-2180