Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco

Com baixas capta√ß√Ķes, Hemosc estar√° aberto neste s√°bado

Com baixas capta√ß√Ķes, Hemosc estar√° aberto neste s√°bado  
Braço do Norte - 26/06/2015 - 10:01h

Pela segunda vez no mês de junho, o Hemosc de Criciúma estará aberto neste sábado para atender os doadores que não conseguem comparecer na instituição durante a semana. O Hemosc estará aberto das 8 horas às 16 horas sem fechar ao meio-dia. No dia 13, quando o hemocentro também esteve aberto no sábado, 133 doadores exercitaram a sua solidariedade. Deste total, 90 bolsas de sangue foram aproveitadas.

Segundo a responsável pela captação de doadores, Ana Rúbia Pelegrini Zanette, com a chegada do frio as doações diminuem e por isso é importante que a população compareça ao Hemosc. “É um período de resfriados, então as pessoas já não fazem muitas doações. Essa semana, por exemplo, estamos com uma média ruim de captações”, comenta. São necessários aproximadamente 70 coletas diárias.

O Hemosc de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região. Doar sangue é simples, seguro e não expõe o doador a qualquer risco de contaminação. Todo material utilizado é descartável e o volume de sangue coletado é reposto rapidamente pelo organismo do voluntário.

Homens podem doar em um intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar em um intervalo mínimo de três meses, não ultrapassando três doações por ano.

O processo de doação leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas. Para realizar a doação basta o doador ir ao hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos.

Horário de funcionamento - O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. O telefone de contato do Hemosc mudou no fim do ano passado. O novo contato é: 3444-7400.

Douglas Saviato / Assessoria de Imprensa Voluntária



Por: Synara M√ľller

 Conte√ļdo relacionado

Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco
Tempo Braco Do Norte
Tags mais buscadas:
Empregos Economia Farmácias de Plantão Obtuário Histórico de Áudio Estrevistas Esportes Variedades Classificados Utilidade Pública Recados dos Ouvintes

Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 684 - Cx. Postal 67 - Centro - Braço do Norte/SC - Fone: (48) 3658-2178 / 3658-2180