Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco

Novidades em videocirurgia oncológica em breve na região

Novidades em videocirurgia oncol√≥gica em breve na regi√£o  
Braço do Norte - 29/07/2015 - 09:50h

Metade dos diagnósticos de câncer envolve cinco órgãos, três deles integrados ao aparelho digestivo. O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o cirurgião Irani Alberton, de Criciúma, aponta o intestino (colo-retal), estômago e fígado ao lado do pulmão e da mama entre os tipos mais frequentes da doença.

Diagnosticar e intervir com precisão utilizando os últimos recursos da robótica pautaram recente seminário no IRCAD América Latina, em Barretos (SP). Durante uma semana, relatou o médico, especialistas do continente americano ampliaram sua familiaridade com métodos e equipamentos de videocirurgia.

“Com uma câmera de vídeo inserida por uma cavidade abdominal, a cirurgia digestiva oncológica laparoscópica constitui um método de agressividade muito inferior ao da cirurgia aberta”, frisou Irani. “Em média, ocorrem de três a cinco pequenos cortes de cinco a 10 milímetros.”

REGIÃO ATUALIZADA

Além da alta precisão viabilizada pela câmera de vídeo, o paciente tem uma recuperação mais rápida, destaca o cirurgião. “Vale lembrar que a videolaparoscopia abrevia pela metade o tempo na mesa de operação e o período de reabilitação até a alta hospitalar em relação à cirurgia aberta.”

As principais novidades no evento, sublinhou Irani, foram observadas na evolução da robótica. “O procedimento laparoscópico oferta melhoria de visão e ergonomia para o médico. Ele pode permanecer sentado acompanhando tudo em 3D. Essa tecnologia ainda não está disponível na nossa região, mas não deve demorar.”

A tecnologia utilizada em Criciúma para cirurgias laparoscópicas, todavia, aproxima a região dos grandes polos do país. “Nós temos todos os instrumentais e recursos presentes na média dos principais centros. Nesse seminário em Barretos estavam empresas de porte e deu para conferir o que há de mais atual.”

(João Pedro Alves / Nazário & Bortot)

Por: Synara M√ľller

 Conte√ļdo relacionado

Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco
Tempo Braco Do Norte
Tags mais buscadas:
Empregos Economia Farmácias de Plantão Obtuário Histórico de Áudio Estrevistas Esportes Variedades Classificados Utilidade Pública Recados dos Ouvintes

Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 684 - Cx. Postal 67 - Centro - Braço do Norte/SC - Fone: (48) 3658-2178 / 3658-2180