Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco

Nossa história

Nossa história  
Braço do Norte - 06/05/2016 - 09:49h

Braço do Norte e a região do Vale ouviam antes de 1985 praticamente as Rádios de Tubarão. Mas, desde o início da década de 1980 existia interesse em se instalar uma rádio em Braço do Norte, pois já havia autorização no Ministério das Comunicações em Brasília.
 
Em 24 de novembro de 1981 foi registrado na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina um contrato de Constituição da Rádio Verde Vale de Braço do Norte Ltda., com sede à Praça Padre Roher, nº 260, Centro, no Município de Braço do Norte sendo os primeiros sócios os senhores: Manoel Dilor de Freitas, Adolfo Arns, Francisco de Oliveira, Enerzon Xuxa Harger, Waldemar Casagrande, Edésio Michels e Volnei de Oliveira Walter.
 
A 1ª alteração só aconteceu em 31 de Maio de 1984 quando foram admitidos mais 3 sócios sendo que entre eles estava Arilton Barreiros de Souza que foi o primeiro diretor gerente da Rádio Verde Vale. Houve outras alterações e Estener Soratto tornou-se o sócio majoritário com a saída de alguns dos sócios que iniciaram o projeto da Rádio Verde Vale.
 
No dia 22 de maio de 1985 foi inaugurada a Rádio Verde Vale de Braço do Norte Ltda, emissora de AM de Ondas Médias, com suas instalações à Rua Duque de Caxias, 59 no Centro de Braço do Norte e sua torre de Transmissão no Lado da União – Município de Orleans, hoje Braço do Norte, com os seguintes dados técnicos: Frequência em 1010 Kwz (Kilowertz). Potência de 1 Kilowat e sua identificação de chamada – ZYJ – 807, sendo que sua torre de transmissão com 59 metros de altura.
 
A Rádio Verde Vale incentivou e desenvolveu profissionalmente várias pessoas e destacamos aqui as chamadas “pratas da casa” que foram criadas pela sua própria boa vontade e destacamos aqui José Nei Alberton Ascari, Valdir Marcelino, Djalma Marcelino, Rodolfo Bonetti, Lourival Salvatto, Pedro Ramom e Paulo José da Rosa, mais conhecido por “Dunga”.
 
Gerenciaram a Rádio Verde Vale durante estes anos que já se passaram: Arilton Barreiros de Souza, José Carlos Aguiar (in memoriam), Milton Alves, Paulo Otaram, Vilmar Feuser e Sávio Müller.
 
Em março de 1994 o Grupo Incoplast/Copobras de São Ludgero adquiriu a Rádio Verde Vale de Braço do Norte Ltda., sendo seu diretor administrativo Melito Schlickmann. Foram feitos vários investimentos principalmente na área técnica, considerando-se hoje uma das melhores Rádios “AM” do Sul de Santa Catarina em termos de equipamento e qualidade de produção, bem como qualidade de som e programação.
 
A partir de maio de 1996 a Rádio Verde Vale colocou em circulação sua Unidade Móvel com um veículo, para realizar cobertura jornalística na Cidade e Região de Braço do Norte atendendo reivindicações de seus ouvintes, tendo uma abrangência de noticiosos maior, com o seu “Giro Regional”.
 
Em 30 de janeiro de 1997 a Rádio Verde Vale mudou seus estúdios e escritório para a Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 684. Uma confortável construção em alvenaria no Centro de Braço do Norte.
 
Em fevereiro de 2001 uma trovoada com ventos fortes e raios, bem como uma grande enchente no Rio Braço do Norte, derrubaram a antena e invadiram as instalações com seus transmissores no Lado da União. Então, a torre foi transferida para o bairro Rio Bonito, em abril do mesmo ano.
 
A Rádio Verde Vale sentiu a necessidade de se adequar aos novos tempos abandonando seu sistema antigo de gravação e transmissão, adquirindo novas mesas de som e instalando em agosto de 2003 um sistema Informatizado de Gravação e Programação bem como gerenciamento através de computadores.
 
Desde há muito, o objetivo principal dos diretores era aumentar a Potência da Rádio e para isto houve necessidade de algumas adequações, sendo que passou sua razão social para: Rádio Verde Vale Ltda., e em outubro de 2003 alterou sua frequência para 1050 (KWZ) Kilowertz, sendo sua Identificação de chamada “ZYJ 867”.
 
Em 19 de Julho de 2004 a Rádio Verde Vale passou a transmitir com 7.000 Wattz de Potência, podendo ser sintonizada desde Paulo Lopes ou São Joaquim em Santa Catarina até Torres no Rio Grande do Sul atingindo mais de 50 municípios no Sul e Planalto Catarinense.
 
Em 2010 a Rádio Verde deixou de ser administrada pelo Grupo Incoplast/Copobras de São Ludgero, ficando na mãos apenas dos irmãos Melito, Melquior e Magno Schlickmann. Em janeiro de 2016 a Rádio Verde Vale anunciou a fusão com o jornal Folha do Vale, com a Revista Negócio Agro e com o instituto de pesquisas Top de Mídia, de propriedade do jornalista Fernando Freitas. Eles formaram, desde então, a FM3 Líder em Comunicação (FM devido a inicial dos nomes dos sócios diretores). A emissora  é dirigida pelo jornalista e sua sede mudou para a Avenida Felipe Schmidt, 2244, no Centro de Braço do Norte.
 
O objetivo da Rádio Verde Vale continuará sendo o de levar informações e entretenimento aos ouvintes principalmente do Vale do Braço do Norte e Região, dando oportunidade de expressão a todos que dela necessitem, tornando-se efetivamente uma Rádio Democrática, Regional, Eclética e Imparcial.

Por: admin

 Conteúdo relacionado

Principal Conheça a Rádio Colunistas Fale Conosco
Tempo Braco Do Norte
Tags mais buscadas:
Empregos Economia Farmácias de Plantão Obtuário Histórico de Áudio Estrevistas Esportes Variedades Classificados Utilidade Pública Recados dos Ouvintes

Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 684 - Cx. Postal 67 - Centro - Braço do Norte/SC - Fone: (48) 3658-2178 / 3658-2180